top of page

Virtudes e Forças de Carácter


A Associação Internacional de Psicologia Positiva reconhece e credita a Psicologia Positiva como movimento científico centrado no estudo e na prática das emoções positivas, virtudes e forças de carácter num contributo para o florescimento de pessoas e comunidades.


O principal objetivo da Psicologia Positiva é entender qual é o desempenho ideal do ser humano através de fatores sociais, culturais, institucionais e biológicos que transformam a a vida de maneira mais significativa, plena e feliz.


Os três principais pilares deste movimento científico conhecido por Psicologia Positiva são:

- O estudo das emoções positivas

- O estudo dos traços positivos, conhecidos por virtudes e forças de carácter.

- O estudo de instituições positivas, como a democracia, a família e a liberdade que em princípio servem para dar suporte ás virtudes humanas e apoiarem as emoções positivas.


Ao longo de várias décadas a ciência tem vindo a reconhecer várias possibilidades de mudança no estilo de vida individual do qual todas as pessoas podem beneficiar. Portanto, a psicologia positiva tem uma base cientifica que considera a positividade e o otimismo causas reais que também incluem as emoções negativas, pelo motivo de que tudo o que diz respeito ao ser humano é importante e edificante por si mesmo e para a sociedade, desfazendo assim o mito de que a psicologia positiva nega, negligencia ou ignora as emoções negativas. Antes pelo contrário, é um movimento cientifico é integrador, inclusivo e imparcial.


A psicologia positiva é um campo de estudo e de conhecimento multidisciplinar onde atuam profissionais das áreas da psicologia, da sociologia, da antropologia, da biologia, da neurociência e da epigenética, numa pesquisa constante sobre o potencial humano.

Importante distinguir definitivamente que a psicologia positiva é uma ciência, portanto, não pode nem deve ser confundida com autoajuda que é empírica e ausente de crédito científico.


A psicologia positiva além de desenvolver os aspetos positivos do ser humano também identifica os seus potenciais, recursos internos e os valores pessoais para que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades para saírem do sofrimento aprendido ou hábito de sofrer para a construção de uma vida mais plena de bem-estar e felicidade, a que se chama Florescimento Humano.


Sob a liderança dos psicólogos Dr. Martin Seligman e Christopher Peterson, meia centena de cientistas pesquisaram na história referenciais filosóficos, religiosos e culturais. Recorreram ao estudo profundo tanto da cultura oriental como da cultura ocidental. Estudaram a bíblia, o alcorão, o bishido (código samurai), as filosofias de Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, Buda, Benjamim Franklin e muitos outros pensadores.

Desta pesquisa resultou a descoberta na convergência histórica as 6 virtudes humanas: Sabedoria; Coragem; Humanidade; Justiça, Temperança e Transcendência.


Estas 6 virtudes humanas foram identificadas no decorrer de mais de 3.000 anos de história e cada virtude é subdividida em várias forças de carácter, num total de 24 forças que são como caminhos para alcançar, fortificar e empoderar estas virtudes humanas.


As forças de carácter são valorizadas em quase todas as culturas, produzem e geram emoções positivas proporcionando gratificação por si só.


O uso das forças de carácter não diminuem os outros, elas inspiram e motivam porque são modelos altamente positivos. Quando praticadas e desenvolvidas transformam a forma de agir, de pensar e de decidir.


Todas as pessoas têm este potencial de 24 forças de carácter e estas 6 virtudes humanas. Elas funcionam como uma impressão digital. Cada ser humano tem a sua própria estrutura que é única, irrepetível e intransmissível, é isso que distingue cada ser humano mediante a grandiosidade da engenharia universal.


Cada ser humano possui na sua estrutura VIA – Values in Action – Valores em Ação – entre 5 a 7 forças de carácter de topo, classificadas na psicologia positiva como Forças de Assinatura. São o conjunto das suas forças pessoais mais autênticas. As restantes forças de carácter dispostas por ordem de ação, são potenciais disponíveis para apoiar as forças de assinatura.


Para continuar este tema siga o link: https://youtu.be/xiS8lXjXEY4

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page