O que é a Psicologia Holística?


A Psicologia Holística consiste numa metodologia terapêutica baseada na Psicologia Transpessoal, na Hipnose Clínica, na Autohipnose e na PNL. Pode ajudar em casos que necessitem de orientação e acompanhamento psicológico e emocional.


É um método terapêutico criado, desenvolvido e testado por mim ao longo de mais de 30 anos de experiência no atendimento de milhares de pessoas em Portugal e em outros países onde tive oportunidade de viver e trabalhar.


Quando nos dedicamos às causas do ser humano, rapidamente nos apercebemos da célebre afirmação de Freud, lá no início do séc. XX, que dizia:


“A maior doença da humanidade é não poder amar e produzir satisfatoriamente”

Amar: está automaticamente implícito na lei universal da reciprocidade – dar e receber sem expectativas.


Produzir satisfatoriamente: está implícito no acolhimento do propósito da vida, na realização pessoal e na felicidade.


E estas são as principais causas que movem o ser humano; por elas se adoece ou se é feliz!


A Ciência Holística tem a maior das vantagens sobre a ciência médica ortodoxa e tradicional, porque não se limita a olhar para o ser humano como constituído apenas por cabeça, tronco e membros. A Ciência Holística observa e considera o ser humano, um ser integrado em todas as suas dimensões: física, emocional, psicológica e espiritual.


Na Psicologia Holística, trabalho dentro de todas estas dimensões através do potencial mental – consciente e subconsciente. Tudo o que diz respeito ao ser humano é processado no cérebro através de sinapses que libertam impulsos elétricos, magnéticos e substâncias químicas neuronais (como agentes de informação psicológica e emocional), a serem distribuídos pelo corpo e que se transformam em sintomas físicos.


As emoções não expressadas e recalcadas não desaparecem; manifestam-se no corpo físico em forma de sintomas.


O objetivo terapêutico da Psicologia Holística é contribuir para a transformação de vidas na perspetiva do reencontro com a excelência que existe em cada pessoa.



Como atua a Psicologia Holística?


O primeiro passo é uma análise e avaliação profundas sobre as perturbações, as crenças, os sintomas e as causas que possam estar a criar desconforto e o estão a incomodar no momento.

Em seguida, é traçado um caminho terapêutico através de 3 linhas de ação:


Hipnose Clínica


É um profundo processo de autoconhecimento. Durante as sessões, são trabalhados vários aspetos e várias causas, sobretudo memórias associadas a acontecimentos traumáticos ou situações em que viveu altos níveis de stress, angústia, privação, carência.


O subconsciente terá a liberdade para mostrar a verdade por detrás de cada causa e isso é extremamente transformador porque só se pode mudar aquilo que se compreende. Ao dissociar a memória desses acontecimentos dolorosos é possível ressignificá-la para algo mais positivo, prazeroso e útil para a sua própria evolução. Não apaga a memória dos factos passados, mas estes deixam de incomodar e de limitar a sua vida e o seu bem-estar.



Autohipnose


Todos nascemos para sermos felizes e sermos construtores do nosso próprio destino. Se não sabe cuidar de si e fazer uso dos seus potenciais e talentos para tomar conta da sua vida, alguém o vai fazer por si e irá cair na codependência (deixa de fazer aquilo que quer para fazer aquilo que os outros querem que faça para beneficio deles).


A Autohipnose coloca nas suas mãos as rédeas da sua vida para que a possa conduzir conforme o seu desejo e felicidade.



PNL


Com a Programação Neurolinguística é possível descodificar o que sempre esteve escondido e o controla silenciosamente – inputs/comandos negativos.


Passará a ficar numa posição de influenciador do seu próprio cérebro de uma forma positiva e eficiente, aperfeiçoando a comunicação consigo mesmo, com os outros, com a vida e com o mundo.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Esperança