O que é a Hipnose Clínica?


A Hipnoterapia é o nome que atribuímos á utilização da hipnose como técnica terapêutica. Em Portugal, a hipnoterapia é mais conhecida como Hipnose Clínica porque é mais usada em consultórios, clínicas, hospitais e, agora mais recentemente, também está a ser proporcionada online. Em qualquer destes casos, o seu foco é o tratamento de sintomas do foro psicológico, emocional e também físico.


O transe hipnótico é um estado natural, no qual nos encontramos a maior parte do tempo, sem nos darmos conta disso. O cérebro não consegue ficar focado o tempo todo, precisa de lapsos para descansar: é por isso que nos distraímos e desviamos automaticamente a nossa atenção noutros sentidos e sem nos darmos conta.


A Hipnose Clínica usa essa faculdade natural que todos temos para proporcionar um estado alterado de consciência e nos conduzir para um contacto livre e consentido com o subconsciente, para chegar à causa dos sintomas.

Uma vez descodificadas as emoções e os sentimentos que despoletam os sintomas é possível gerar uma nova realidade para influenciar o subconsciente a eliminar a raiz da causa, ressignificá-la para algo mais positivo, e útil para o seu bem-estar e evolução, através de sugestões adequadas.


A Hipnose Clínica, além de proporcionar inúmeros benefícios para a saúde e para o bem-estar, também é uma experiência muito construtiva, porque pode observar e compreender os eventos passados inicialmente causadores de sofrimento, permite que a pessoa se liberte desse sofrimento, e passe a ver a vida de outra maneira.


Para a Hipnose Clínica não existe restrição nem limite, pode ser aplicada em qualquer situação, mas o mais importante é estar bem acompanhado por um especialista em Hipnose Clínica que o saberá conduzir eficientemente.



QUE DOENÇAS SE PODE TRATAR COM A HIPNOSE CLÍNICA?


O uso da hipnose pode ajudar muito no tratamento de várias doenças, desde as mais simples e superficiais até às mais profundas e dolorosas, incluindo dependências.


Quando existe um sintoma, sabemos que ele foi causado e desencadeado por alguma razão. Alguma coisa teve o poder de desorganizar a sua mente e causar esse sintoma.

Geralmente, estamos perante sentimentos e emoções muito fortes, recalcadas.


Através de técnicas usadas em hipnoterapia, podemos aceder ao subconsciente e identificar a causa por detrás do sintoma. Isso não só é muito libertador, como também muito gratificante: uma vez descoberta a causa do sintoma, ela pode ser eliminada e ressignificada, libertando a pessoa do sofrimento ao qual estava presa.


A Hipnose Clínica trata as doenças do corpo, da mente e da alma:


Doenças do Corpo: tudo o que fisicamente dói e causa desconforto


Nas Doenças Físicas – Doenças autoimunes | Doenças Crónicas | Dores Crónicas (enxaqueca e fibromialgia) | Cancro


Estas doenças estão geralmente associadas a sentimentos e a emoções relativas a algum tipo de privação: ou necessidade de se privar ou de se punir.



Doenças da mente: doenças psicológicas e doenças imaginárias


Nas Doenças Psicológicas: Depressão | Ansiedade | Depressão Ansiosa | Elevados níveis Stress | Dependências | Perturbações do sono

Doenças Imaginárias: Canais de criatividade bloqueados | Fobias


Estas doenças estão geralmente associadas a sentimentos e emoções relativas a algum tipo de escassez ou necessidade de obter mais e mais para se sentir seguro; sensação de impotência.


Doenças da alma: doenças emocionais/ dor na alma


Tristeza crónica | Melancolia | Medo | Síndrome de Pânico (medo do medo) | Baixa autoestima | Vitimização | Desistência | Luto


Estas doenças estão geralmente associadas a sentimentos e emoções relativas à carência, tanto material como afetiva: crença de abandono, rejeição, desvalorização. Produzem um elevado grau de insatisfação mas também de inércia.



É importante relembrar que todos os sintomas são psicossomáticos, ou seja, todos os sentimentos e emoções que por alguma razão não puderam ser expressados no momento dos eventos vivenciais, não desaparecem no tempo, antes pelo contrário, manifestar-se-ão em forma de sintomas no corpo físico.

É importante procurar e pedir ajuda para manter os seus níveis de gestão emocional e psicológicos equilibrados, procurando um profissional especializado em Hipnose Clínica.


Ficou com alguma dúvida sobre a Hipnose Clínica? Fale comigo.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Esperança