O lado Positivo da Frustração

Segundo os fundamentos da psicologia positiva, as emoções consideradas negativas também têm aspectos positivos que quando compreendidos e usando a inteligência emocional com positividade e otimismo, podem contribuir para um bom desenvolvimento de autoconhecimento favorecendo o bem-estar e o florescimento pessoal.
Hoje vamos abordar a emoção negativa conhecida por FRUSTRAÇÂO.
Etimologicamente a palavra frustração é uma derivação do latim FRUSTARI que significa enganar, fazer errar, erro ou ato feito em vão, que também está relacionada com FRAUS, que significa mentira ou de onde veio a fraude.
O dicionário rotula a frustração como um sentimento de insatisfação ou de contrariedade, geralmente causado pela não concretização de um desejo, de uma expectativa, de uma necessidade ou de um objetivo. É uma condição emocional alterada de quem vê contrariada a satisfação de um desejo pulsional, de uma atividade satisfatória.
Concluímos que a frustração existe de duas formas: como um sentimento de insatisfação e contrariedade e como uma emoção alterada por um desejo que não foi satisfeito, o que nos leva a duas questões: a Frustração é um estado psicológico que produz uma emoção negativa.
A psicologia positiva define que a frustração é uma resposta emocional quando as expectativas criadas diferem da realidade, causando decepção. No entanto, também considera que esta condição, traz em si, a extraordinária mensagem positiva de fazer reaproximar-se ainda mais, dos seus objetivos iniciais.
Podemos considerar três aspectos comuns nas pessoas que sentem frequentemente frustração:
No primeiro aspecto encontramos as pessoas que estão sempre á procura e a olhar para o lado negativo das situações e dos aconteciomentos. Nunca conseguem ver o lado positivo sendo conhecidas por pessoas naturalmente pessimistas.
No segundo aspecto encontramos as pessoas perfecinistas, sempre focada na busca pela perfeição, querem controlar tudos os processos e claro que se debatem com a frustração, pelo simples facto de que não existe perfeição.
No terceiro aspecto encontramos as pessoas desistentes, que têm uma natural tendência para a dificuldade em lidar com os desafios da vida e por medo nem tentam.
Facilmente se conclui que a frustração é uma emoção desencadeada por um estado psicológico negativo: Pessimismo | Perfecionismo | Desistência.