top of page

Emoções Positivas que Realinham o Passado - Perdão


Sem passado não teríamos a oportunidade de chegar ao dia de hoje; segundo, todas as experiências contam para nos construirmos enquanto seres humanos e por fim, todos temos possibilidade e poder para escolher a rota que queremos desenhar para a nossa vida.

Uma coisa é certa, os acontecimentos do passado são acolhidos pelo subconsciente e lá se guardam as emoções negativas que impactam o momento presente. E não sou eu que o digo, é a ciência contemporânea que comprova e explica como o corpo somatiza essas emoções e causa doenças mais ou menos graves, pelo menos suficientemente desconfortáveis para não ser possível viver com bem-estar a todos os níveis e sentir felicidade.

Então é realmente importante e até responsável por parte individual, que cada pessoa olhe para o seu passado com outra consciência que não seja tão-somente vitimização e sofrimento.

Todos temos consciência que o passado nos trouxe até aqui, ao que somos hoje no momento presente, que temos experiência de vida e ainda somos dotados com a possibilidade e o poder de escolher a rota que queremos desenhar para a nossa vida.

Para além da gratidão, que é uma das dez emoções positivas comprovadas cientificamente pelos benefícios que oferece, ela é também uma força de carácter que empodera a virtude da transcendência, mas existem outras emoções positivas, que habitualmente as erroneamente apenas como sentimentos – o perdão e a compaixão.

Então podemos tratar as emoções negativas causadas pelos acontecimentos mais ou menos traumáticos do passado com três emoções altamente positivas e transformadoras: A Gratidão, o Perdão e a Compaixão.


Já falei da gratidão no podcast 14 onde vos ofereci e conduzi uma microprática de atenção plena que vale muito a pena incluir no seu dia-a-dia para gerar a emoção positiva da gratidão.


A emoção do perdão também pelos fundamentos de positividade aplicados pela psicologia positiva, que sempre nos surpreendem pela desmistificação e simplicidade com que podemos desenvolver e gerar estas emoções positivas.


Todos nós desejamos a felicidade mas também todos nós sofremos. Cada pessoa tem o seu próprio sentido de sofrimento e para quem está de fora, nunca sabe qual é, muitas vezes, por detrás de um sorriso, de um comportamento eufórico ou de uma atitude de quem não se importou com o assunto … nem tudo é um mar de rosas, na verdade nós não sabemos qual é o sofrimento que cada um carrega dentro de si. Por vezes o sofrimento é causado por palavras, atitudes e ações agressivas vindas e causadas por outras pessoas.


Então qual é a solução, para sair dessa sofrência?

A melhor solução é gerar o perdão! E Perdoar não significa de forma alguma, aprovar, concordar, desvalorizar ou mesmo desrresponsabilizar a atitude da outra pessoa.

O Artigo Continua Aqui ...


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page