top of page

Emoções Positivas para Realinhar o Momento Presente


como criar condições no momento presente para descolar a atenção e o hábito da sofrência para vivenciar uma vida mais plena, com mais propósito e significado.


Muitas vezes me ouvem falar de felicidade autêntica, essa autenticidade significa que é possível sentir mesmo a felicidade de uma forma verdadeira e real, não é uma ideia utópico. Dois aspetos importantes relacionados com a felicidade no dia-a-dia é a produção de moções positivas e neste caso, estas são produzidas por factores relativamente a hábitos de prazer e á possibilidade de sentir e, para sentir tem de estar presente, em conexão, em fusão.


Relativamente ao hábito, quando o estímulo das emoções positivas acaba, buscamos a felicidade hedónica, aquela felicidade que nos dá o prazer imediato e é muito fácil nos acostumarmos com esse tipo de prazer, é andamos sempre em busca desse prazer imediato e fazemos isso através do consumismo. Estamos sempre a precisar em doses cada vez maiores e mais frequentes, é a felicidade hedónica.


... felicidade hedónica e o hábito que ela cria no dia-a-dia e que nos faz procurar incessantemente esse prazer continuamente e posso colocar aqui um exemplo para melhor compreensão: A maior parte das pessoas adora comer chocolate e há mesmo quem não consiga passar um dia sem comer chocolate, mas a má noticia é que se comer chocolate todos os dias não vai sentir o mesmo prazer continuamente, porque o hábito torna-se banal, deixa de ser um prazer para ser uma necessidade, mas quero que saiba que pode agir sobre esse hábito, espaçando o momento de comer chocolate uma vez ou outra uma vez por semana por exemplo; ou assumir consigo o compromisso de comer chocolate em forma de surpresa… Só vou comer chocolate quando alguém me oferecer, ou só quando celebrar um momento especial, com estas intervenções positivas consegue não só controlar, saindo do hábito de comer chocolate todos os dias, como quando voltar a comer chocolate vai sentir um prazer muito mais intenso e prazeroso.

O Artigo Continua Aqui ...

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page