Como Sair da Sofrência


Definir a sofrência é ir ao encontro dos fatores que causam dor física ou moral. O sofrimento encerra em si mesmo tanto a dor física como a dor emocional. Nesta mudança de paradigma que vivemos atualmente, existe um conjunto de fatores como a pandemia, a guerra e as alterações climáticas que estão inevitavelmente a estimular inúmeros conflitos dentro e fora de nós, uns porque não os podemos controlar e outros porque nos colocam em posições de impotência para mudar, alterar ou modificar no momento imediato. Assim, o estado de espírito inicia um processo de debilidade e assume-se em forma de carência de segurança e de bem-estar a vários níveis até chegar ao sofrimento psicológico.

A nossa humanidade é uma engenharia complexa, tanto para o bem como para o mal. Aquilo que somos depende também muito da nossa memória genética mas também das experiências que acumulamos ao longo do tempo e o meio onde crescemos tem uma influência extraordinária na pessoa em que nos tornamos.

A saúde não é apenas a ausência de sofrimento físico, ela depende do bem-estar, que é um conjunto de condições físicas, emocionais, mentais e espirituais. Aquilo que entendemos por bem-estar é bastante frágil. Basta uma das condições não estar equilibrada para que o sofrimento surja. Continue a ler o artigo aqui

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo