Como Lidar Positivamente com a Mágoa e Ressentimento

Por vezes confundimos a mágoa e ressentimento com sofrimento, e aproveito este momento para indicar que escutes o episódio 25 do Podcast Agente de Felicidade onde falo sobre como Florecer com a dor e o sofrimento, ficará mais fácil para compreenderes que mágoa e ressentimento são diferentes do sofrimento.
O sofrimento é temporário mas a mágoa e o ressentimento são emoções tão intensas que levam a um estado de espírito e psicológico longo e duradouro sempre com o foco na experiência da decepção, significando que a mágoa e o ressentimento podem durar para sempre caso não aciones terapêutica de ressignifação.
A mágoa é uma emoção que resulta de uma experiência inesperada em que foste magoado/a, ferido/a nos teus sentimentos, por isso causou-te decepção! Essa decepção é a raiz do ressentimento.
Ressentimento significa (re)sentir, ou seja, ficas a sentir e a remoer essa situação continuamente, como se entrasses num luping em que só pensas naquilo que te aconteceu, é como se a tua vida tivesse parado naquele momento. Muitos traumas começam assim e neles se vive durante muito tempo, evenenando-te uma vida inteira.
A mágoa causada pela decepção também produz outras emoções como rancor, ódio, raiva e tristeza. Também podes escutar os episódios 23 e 24 onde falo como Florescer com a Frustração e com a Raiva respetivamente.
O ressentimento e a mágoa são feridas emocionais abertas e estão constantemente a drenar emoções tóxicas, difíceis de cicatrizar.
É muito comum as pessoas procurarem terapia e até sentirem algum alivio, mas isso não significa que estas feridas tenham sido fechadas e cicatrizadas, tanto assim que de tempos a tempos elas voltam a abrir e s pessoas voltam para a terapia de novo dizendo: “eu achava que já tinha resolvido este assunto mas voltou de novo”. .....